quarta-feira, 26 de março de 2014


GLUTAMATO MONOSSÓDICO

Começo esse post dizendo que este composto é o verdadeiro assassino escondido nos armários da cozinha de muitas pessoas. Pode parecer grosseiro, mas você vai entender o porquê logo abaixo.
Mas o que é o glutamato monossódico (MSG)? Trata-se de um aditivo alimentar adicionado intencionalmente aos alimentos, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento (ANVISA).
Este aditivo funciona como “anestesiador” do paladar fazendo com que as pessoas queiram cada vez mais produtos alimentícios que o contenham, criando assim uma espécie de VÍCIO. Quanto mais se come, mais quer comer! Um exemplo disso é que, quando se come algo realmente saudável, o gosto do alimento se torna diferente e parece que a pessoa está consumindo alimentos com sabor de “remédio”, simplesmente por que o paladar está totalmente anestesiado e modificado pelo uso constante do aditivo.
O glutamanto monossódico é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus. Quando está presente em grandes quantidades, excitam as células de forma negativa e podem estimular a morte de células cerebrais (neurônios) por um mecanismo chamado excitotoxidade glutamatérgica.
É um dos piores aditivos alimentares no mercado aprovado pela ANVISA, pela Food and Drugs Administration (FDA) nos Estados Unidos, além de ser aprovado pelo Codex Alimentarius, comissão criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é usado em sopas enlatadas, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis. Em geral, se um alimento é processado você pode supor que ele contém glutamato (ou um de seus pseudo-ingredientes). Então, se você aderiu a uma alimentação livre de aditivos, você pode garantir que você está evitando esta toxina. No supermercado, se encontrar um produto que contenha tal aditivo devolva-o para prateleira!
Desintoxicar suas papilas gustativas leva certo tempo e empenho, mas não é impossível! Sua saúde é muito mais importante! Pense bem antes de comer esses alimentos industrializados! O estrago que os mesmos causam ao organismo é enorme! Procure um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário