sexta-feira, 7 de novembro de 2014



Pequenas no tamanho, mas cheias de nutrientes. Assim podem ser definidas as sementes de linhaça, abóbora, girassol, gergelim etc. Fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas, elas ganham espaço por sua ação antioxidante, reguladora do funcionamento intestinal, protetora contra doenças cardiovasculares e envelhecimento. Além disso, contém magnésio, essencial na formação do esqueleto e no combate à osteoporose. 

*Semente de Abóbora: Contém ferro que estimula a formação das células vermelhas e ajuda a garantir o bombeamento eficiente do oxigênio pelo corpo. Isso atenua a sensação de cansaço e de diminuição dos níveis de energia durante o exercício. Essas sementes são ricas em óleos ômega-3, anti-inflamatórios que protegem as articulações de danos durante atividades de alto impacto. Também promovem a cura de lesões relacionadas à prática esportiva.

*Semente de linhaça: possui, além de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, 27 componentes anticancerígenos que agem na prevenção do câncer de próstata, de cólon e de pulmão. Outra grande característica é ser a mais rica fonte de ômega-3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares.

*Semente de girassol: É uma excelente fonte de vitamina E, o principal antioxidante corporal solúvel em gordura, que neutraliza os radicais livres, melhorando a circulação sanguínea e regulando os batimentos cardíacos. Essas sementes também contém muito magnésio, essencial para os ossos e músculos saudáveis. Outros minerais poderosos encontrados nas sementes de girassol são o selênio e o zinco, que protegem o organismo contra doenças.

*Semente de gergelim: essas sementes pequeninas usadas para fazer o tahine, ou pasta de gergelim, podem enriquecer frituras, saladas e massas. São repletas de cálcio e contêm uma quantidade maior desse mineral do que a maioria dos alimentos, incluindo o leite integral. Também são uma fonte rica de vitaminas do complexo B, que, ao lado dos ácidos graxos essenciais ômega-6, ajudam a manter o coração saudável a liberar energia para melhorar a resistência e vencer a fadiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário