quarta-feira, 16 de abril de 2014


As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores, aromas e propriedades nutricionais. Compostas de água, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, esses alimentos são excelentes para manter seu corpo saudável, em harmonia e protegido. Mas muita gente se pergunta quais frutas usar, quanto consumir e se há perigo em ingerir a frutose presente nesses alimentos.

Com relação ao tipo da fruta, somos privilegiados por nosso país possuir grande variedade de cores, tamanhos e sabores. Todas as frutas tem seu poder nutritivo e protetor, por isso não justifica retirar da dieta. O ideal é sempre consumir diferentes tipos de frutas e de preferência livres de agrotóxicos (as frutas orgânicas... falarei com mais detalhes sobre orgânicos em outro artigo), garantindo assim vários nutrientes e substâncias antioxidantes para seu corpo.

Uma vez que as frutas são extremamente importantes para o organismo, então quanto mais consumir melhor? Calma... Não devemos pensar dessa forma. Essa dúvida persiste, pois muitos relacionam o consumo de frutas com o fato da frutose (açúcar natural das frutas) aumentar os níveis glicêmicos no sangue, ativando vias inflamatórias e lipogênicas (formação de gordura) prejudicando assim todo o trabalho de ganho de massa muscular, emagrecimento entre outros. Primeiramente devemos entender que esta informação foi criada e disseminada de uma forma totalmente equivocada. A indústria alimentícia usa constantemente a frutose isolada na produção de alimentos industrializados (barras de cereais, iogurtes, granola). Essa substância, mais doce e mais barata que a sacarose, é a verdadeira vilã na dieta das pessoas e NÃO as frutas. Além da frutose as frutas apresentam diversos fitoquímicos (por exe.: flavonoides, carotenoides e polifenóis) e fibras, substâncias que controlam a saciedade. Por isso, muitas pessoas querem cortar as frutas com medo de engordar, mas acabam ingerindo a frutose que faz mal a saúde.

O ideal é ingerir 3 ou 4 porções diariamente, principalmente na sua forma in natura. Quando processamos no liquidificador podemos perder nutrientes importantes, como as fibras. Sugiro adicionar farinhas (aveia, linhaça, amaranto etc) ao fazer uma vitamina de frutas ou adicionar biomassa da banana verde ao fazer um suco natural de frutas. Dessa forma você mantém os níveis de fibras elevados e mantém o bom funcionamento intestinal. DICA: tenha sempre frutas à mão. São ótimas para o seu lanche da manhã e/ou da tarde, pois são práticas e fáceis de transportar. Sugiro adicionar castanhas, amêndoas, nozes, semente de girassol ou semente de abóbora no seu lanche. Essa combinação é perfeita elevar o poder nutritivo da sua dieta, aumentando ainda mais sua saciedade. No almoço são ótimas opções de sobremesa, substituindo doces e guloseimas calóricas; é interessante escolher as frutas cítricas nessa ocasião, uma vez que estudos confirmam que a vitamina C presente nesses alimentos aumenta a absorção do Ferro do feijão (opções: abacaxi, laranja, morango, kiwi e tangerina). Antes dos treinos uma banana amassada com canela e mel é uma boa opção. Pela manhã complemente seu prato com mamão papaia, abacate ou morangos, por exemplo. São ricos em fibras e mantém seu corpo ativo durante todo o dia. O abacate é a fruta mais proteica, apresenta gorduras de boa qualidade e é rico em fibras.

Dr. Lomário Fonsêca
CRN: 40821

Nenhum comentário:

Postar um comentário