sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CARBOIDRATO ENGORDA?

Essa semana recebi muitos questionamentos acerca do uso dos macronutrientes (principalmente os carboidratos) no auxilio ao aumento de massa muscular e redução de gordura.
Dentre as práticas adotadas por muitos, a retirada parcial ou total dos carboidratos da dieta foi a mais citada. Ele parece ser o vilão das dietas quando o assunto é emagrecimento e aumento dos músculos. Só parece! O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo. É a “gasolina” que usamos como combustível para executar nossas atividades diárias e, claro, auxiliar também nos treinos. Ao cortar o carboidrato da alimentação, o corpo irá procurar outras fontes para fornecer energia, como a proteína ou a gordura. De um modo geral, haverá perda de massa magra, e não de gordura. Outro motivo importante é o estado de cetose que a falta do carboidrato pode gerar. Esse estado metabólico é caracterizado por tonturas, dores de cabeça, fraqueza, odor desagradável entre outros.
Mas cuidado, o excesso do carboidrato (mesmo os integrais) aliado a falta de exercício físico diário, pode causar ganho de peso. Isso se dá por que a elevada quantidade de glicose no sangue, quando não utilizada como fonte de energia para nosso corpo, pode ser transformada e estocada em triglicerídeos (gorduras), os quais se depositarão em diversos tecidos no nosso corpo. Explicado o porquê de muitos sedentários que passam o dia na frente da TV comendo massas e doces engordarem tanto.
Então o que devemos fazer? Para isso basta selecionar o tipo de carboidrato e ingeri-lo nas quantidades corretas e nos intervalos adequados. Existem dois tipos básicos de carboidratos: os refinados (pão francês, arroz e massa branca) e os integrais. A principal diferença entre eles está na riqueza dos nutrientes como, por exemplo, as fibras. Essas estão encontradas em maior quantidade nos integrais e por isso proporcionam maior saciedade auxiliando no emagrecimento adequado. Além disso, os carboidratos integrais não elevam tanto o índice glicêmico quando comparados com os carboidratos simples.

Carboidratos nos treinos

Para quem pratica atividade física o carboidrato é ainda mais importante. Precisamos dele antes e depois dos treinos para garantir uma melhor performance. Dependendo do tempo de duração da atividade, como por exemplo, atividades com mais de 1 h de duração (corridas longas, bike, corrida de aventura) é necessário fazer o uso de géis de carboidrato para gerar mais energia. A alimentação diária feita de forma adequada também contribui para melhorar ainda mais o rendimento.
Então comece a adicioná-los em sua rotina diária de alimentação. Não os elimine! Use-os como aliados! Use-os da maneira correta! Minhas sugestões são: pães integrais, farinhas integrais (chia, linhaça, amaranto, aveia entre outras), arroz sete grãos, macarrão integral, quínua e biscoitos integrais.
Procure um profissional Nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário